Moradores que residam há pelo menos um ano em Joaçaba poderão participar de levantamento
A Secretaria de Assistência Social de Joaçaba deu início a uma importante ação para identificar as principais necessidades habitacionais da população. Através da contratação de um produto da Caixa Econômica Federal, o município realizará um mapeamento socioeconômico com foco na habitação de interesse social. Esse diagnóstico irá apontar o déficit habitacional local e identificar demandas como construção, ampliação, reforma de moradias e regularização fundiária.
A primeira etapa do levantamento acontece entre os dias 19 de maio e 23 de junho, por meio de um questionário eletrônico de preenchimento auto declaratório. Nesta fase, não será necessário anexar nenhum documento, apenas responder às perguntas por meio do link https://joacaba.sc.gov.br/estrutura/pagina-3419/diagnostico-socioeconomico-para-fins-habitacionais-de-interesse-social/. A proposta é coletar dados básicos que ajudarão a entender a realidade habitacional de Joaçaba.
Residentes em Joaçaba há pelo menos 01 ano
Poderão participar do levantamento, moradores que residam há pelo menos um ano no município, com renda familiar de até cinco salários mínimos (cerca de R$ 7.590,00). Também é necessário que o interessado não tenha sido beneficiado anteriormente por qualquer programa habitacional em outro município brasileiro e que não possua mais de um imóvel, seja casa ou terreno. Pessoas que já possuem casa, mas desejam realizar reformas ou ampliações, assim como quem tem terreno e pretende construir ou precisa regularizar a propriedade, também podem participar do preenchimento.
A segunda etapa está prevista para ocorrer em agosto, com entrevistas presenciais. Ainda sem data definida, essa fase selecionará até 700 famílias que atenderem aos critérios da política habitacional municipal. Os selecionados serão convocados para entrevistas mais detalhadas com o objetivo de aprofundar o diagnóstico e preparar possíveis encaminhamentos futuros.
Mesmo que atualmente não exista nenhum programa habitacional em execução no município, a Secretária de Assistência Social, Sandra Pacheco destaca que o mapeamento é uma etapa essencial para o planejamento e a criação de políticas públicas voltadas à habitação. “Para desenvolver qualquer política habitacional, primeiro precisamos entender as necessidades reais da nossa população. É a partir desse diagnóstico que saberemos onde devemos avançar. ”, destacou Sandra.

Auxílio do CRAS, CREAS, CRI e Biblioteca de Joaçaba
Para garantir que todos tenham o à inscrição, a prefeitura disponibilizará pontos de apoio para quem tiver dificuldade de o à internet. Os formulários poderão ser preenchidos com auxílio de equipes no CRAS, no CREAS, no CRI, na Biblioteca Pública Municipal, e também na sede da Secretaria de Assistência Social, no setor de Habitação. O atendimento nos CRAS e CREAS será das 8h às 19h, enquanto a Biblioteca e o setor de Habitação funcionarão das 13h às 19h.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o setor de Habitação pelo telefone (49) 3522-1001, que também atende via WhatsApp.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Joaçaba
