A Marcha conta com a presença de 130 prefeitas e prefeitos de SC
A XXVI Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios teve início nesta segunda-feira (19), reunindo milhares de gestores municipais de todo o país no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. Santa Catarina marca presença com mais de 130 prefeitas e prefeitos que participam da mobilização em defesa do fortalecimento dos municípios e de uma pauta federativa mais justa.
Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento segue até quinta-feira (23) com uma programação que inclui debates técnicos, sessões plenárias e encontros com autoridades dos Três Poderes. A abertura oficial acontece na manhã de terça-feira (20), com a presença do presidente da República, ministros, senadores e deputados federais.
XXVI Marcha dos Prefeitos
Brasília é palco do municipalismo brasileiro. Com público recorde de mais de 12 mil participantes inscritos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, tem início a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A programação segue até o dia 22, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com o tema Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil.
Durante a Marcha, será debatido a crise enfrentada pelos municípios, a sobrecarga de atribuições e o aumento de responsabilidades em função da redução de atuação dos Estados e da União. O presidente da CNM abordará mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2023), principal pauta do movimento municipalista e comum a todas entidades estaduais, a Reforma Tributária e os impactos da regulamentação, com a instalação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). Ele também destacará, em coletiva, informações sobre o impacto dos desastres naturais nos Municípios.
FECAM parceira da Marcha
Neste ano, um dos destaques da Marcha é o estande da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), montado em parceria com o CIGA e o CINCATARINA. O espaço institucional apresenta ferramentas tecnológicas e soluções voltadas à gestão pública municipal, como o Fecount – plataforma que facilita o o a dados de finanças e indicadores dos municípios catarinenses.
O presidente da FECAM, prefeito Topázio Neto (Florianópolis), participa da programação e reforça a importância do encontro como espaço estratégico de articulação política. “A Marcha é um momento fundamental para levarmos, juntos, as demandas dos municípios diretamente aos representantes do governo federal e do Congresso. A presença expressiva dos prefeitos e prefeitas de Santa Catarina mostra nosso comprometimento com o municipalismo e a construção de soluções concretas”, destacou.

Entre os temas prioritários da edição 2025 estão a regulamentação da Reforma Tributária, o financiamento da saúde e da educação, os impactos das judicializações nos cofres municipais e a proposta de emenda constitucional (PEC 66/2023) que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias.
Além de acompanhar os painéis e debates, os prefeitos e prefeitas de Santa Catarina também têm agendas paralelas com parlamentares da bancada catarinense e representantes de ministérios, buscando avanços para pautas locais e regionais.
A FECAM segue com atendimento aos gestores durante toda a programação da Marcha no estande próprio, promovendo integração entre os participantes catarinenses e fortalecendo o papel do associativismo municipalista.
Fonte: Assessoria de Imprensa FECAM
