A inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Joaçaba, no meio-oeste catarinense, aconteceu durante a reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)
O evento reuniu dirigentes das entidades sindicais da região nesta quinta-feira (22), no novo espaço, que conta com estrutura ampla, confortável e moderna para aperfeiçoar ainda mais o atendimento ao produtor rural.
O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, apresentou a nova estrutura e fez uma homenagem ao líder José Zeferino Pedrozo ao descerrar a fita do auditório batizado com seu nome. “É uma coincidência feliz reunirmos as lideranças da região e sermos recebidos na nova sede do Sindicato Rural – local onde também foi o começo de minha caminhada dentro do Sistema Sindical Rural na década de 80”, assinalou o presidente Pedrozo.
O dirigente comentou, ainda, sobre a importância das reuniões para fortalecer a representatividade da classe rural e para a busca de políticas públicas que atendam as necessidades das diferentes regiões do estado.
Entre os destaques da pauta no encontro em Joaçaba estiveram o diferenciado status sanitário catarinense, o Plano Safra, o Programa Novilho Precoce e a busca de medidas para evitar a inadimplência no pagamento aos pecuaristas que comercializam nas feiras.
Também foram abordados assuntos como a segurança no meio rural, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social, a Assistência Técnica e Gerencial, o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, o crescimento das feiras e eventos em Joaçaba, entre outras ações que visam promover o desenvolvimento do setor produtivo.
Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, que destacaram a relevância dos encontros regionais e valorizaram a nova estrutura do Sindicato Rural de Joaçaba.
Clemerson Argenton Pedrozo expressou o orgulho em apresentar a nova sede do Sindicato Rural e destacou que representa um avanço importante para fortalecer a atuação na região. “Queremos o desenvolvimento do setor agropecuário e entendemos que oferecer um espaço estruturado para atender as necessidades do produtor representa um o importante para atingirmos nosso objetivo”.

Programa Novilho Precoce
Assim como na reunião regional de Lages, realizada nesta quarta-feira (21), o Programa Novilho Precoce também foi apresentado no encontro de Joaçaba. A iniciativa foi abordada pela médica veterinária responsável pelo programa e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.
“A intenção é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Há um potencial expressivo no estado e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, ressaltou Flávia.
Por fim, a coordenadora do programa realçou a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.
Fonte: MB Comunicação

http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina